domingo, 4 de setembro de 2011

HOMEM PERFEITO


Era uma vez um homem que ao se olhar em um espelho, viu refletida a sua própria imagem, desde então ele procurava alguém que se assemelha-se a sua imagem, ou seja para ele o que ele queria ver era a semelhança de sua perfeição , pois, era o padrão correto para ele, visto que buscava entre os outros alguém que satisfizesse sua expectativa, andou por vários lugares atrás dessa pessoa perfeita, para que seu relacionamento com essa pessoa pudesse fazer-lhe feliz, a necessidade de conversar com alguém “perfeito” como ele, cada vez o deixava realmente frustrado.
Por que era tão difícil achar essa pessoa? Buscar um homem que seja igual a si para haver um relacionamento aprazível estava se tornando difícil . Essa busca não chegava ao fim, porque o homem não compreendia que a perfeição que ele buscava não estava na sua semelhança física com as outras pessoas, e sim na semelhança que haveria de existir no interior de cada um, e essa semelhança só pode existir se as projeções dos objetivos de cada um não for idêntico ao do outro;
não temos capacidade de conviver com alguém exatamente como nós, as diferenças são necessárias para podermos interagir, com o aprendizado das experiências vividas pelo outro, as quais nos mostrarão uma perspectiva diferente das coisas na forma que as vemos.
Era uma vez um homem que encontrou em seu semelhante, a imagem de alguém que era totalmente diferente de si mesmo, embora fisicamente ser dotado dos mesmos órgão e membros, sua semelhança não o tornava igual, mas ao conversar com esse semelhante descobriu que a essência da qual foram criados vinha da mesma fonte de poder criador. Então o primeiro homem da nossa história, aquele que buscava a perfeição em si e naqueles que o cercavam, esse homem comparado com o segundo foi ofuscado pelo descobrimento de que homens perfeitos não existem e que pessoas com os mesmos pensamentos não existem, e que a existência de uma formula para conviver com pessoas perfeitas é utopia . Toda vez que olhamos para o espelho nós visualizamos uma máscara que formamos em torno de um a alma e um espírito. Se entendermos que a busca por coisas ou pessoas perfeitas é tempo perdido, vamos qualificar nossas buscas para o que realmente interessa, ou seja, aquilo que venha suprir uma grande necessidade da nossa vida , que é o preenchimento de lacunas nas nossas vidas, que só podem ser supridas por conteúdos espirituais. Na medida em que este personagem deste relato for se dando conta que ele não é o centro de sua busca e sim um interagente do meio em que vive, verá a possibilidade de encontrar a pessoa perfeita, não será caminhando de um lado para o outro ou correndo para várias direções, mas sim parando e deixando que esse ser perfeito venha até ele. Mas como? Se já experimentou em sua busca todos os tipos de questionamentos , já cutucou toda experiencia possível, então, quando conhecerá esse ser perfeito? Resposta; quando tirar seu Eu do centro de sua busca e colocar Deus nessa posição tão desejada por ele, ora, o homem quando quer encontrar a perfeição em si, ou em homens, se frustra. Pois, o homem é criatura, não tem poder criador, só O Deus todo poderoso é perfeito, Ele criou o homem, mas com falhas, sujeito a falhas e dependente de Deus para todas as coisas, não há possibilidade de buscarmos em nós ou em outro ser humano aquilo que Deus reservou para si próprio, pois Ele para provar ao homem imperfeito, que esse era imperfeito, gerou Jesus, de uma forma humana, mas com essência de sua deidade, na qual todo ser que professa sua fé em Jesus Cristo tenta se espelhar, mesmo sabendo e compreendendo a impossibilidade de ser tal qual é Jesus, é o mais próximo da perfeição que um homem pode chegar. Sendo assim.
Era uma vez um homem chamado Jesus que era e é perfeito... o resto, é ficção.

Um comentário:

  1. Ótima postagem!

    Só Jesus é perfeito.

    Salmos 118:8 diz:
    “É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.”

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir