quinta-feira, 30 de junho de 2011

É MELHOR CONFIAR NO NOSSO DEUS

           “ É melhor confiar no Senhor, do que confiar no homem.”
     O salmista Davi louva a Deus, por telo livrado de muitos inimigos;  coincidência ou não, o versículo acima encontra-se exatamente no centro da bíblia , é o salmo 118-8,
     Para muitos seria uma mera casualidade,  mas  ao  meu ver,        estrategicamente O Espírito Santo instruiu os editores que separaram as Sagradas Escrituras em capítulos e versículos a colocar este salmo, na posição em que se encontra. Muitas pessoas já comentaram sobre esse assunto, não estou utilizando
essa questão  para brincar com os números, nem para fazer apologia à numerologia, apenas estou aproveitando o fato de que,
a posição logística entre os numerosos versículos bíblicos,que compõem a bíblia, nos proporcionou apontar o desejo de Deus, em uma posição centralizada de Sua Palavra!

                                                1                                               

    A palavra revelada, nos mostra que a nossa peleja pessoal, não é contra  os que nos ofendem e nos machucam, mas sim contra os espíritos maus que se apoderam dessas pessoas, através do pecado que habita neles. “Ef. 12  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
     O convertido ao Cristianismo autentico , afasta-se do pecado, e naturalmente em si não habita espírito que não seja o seu e o Espírito Santo.
     O homem, por si só  crente ou não, é sujeito ao erro, por suas escolha e atitudes. Dessa forma a confiança entre os homens é um assunto por muitos discutido tanto no âmbito secular como na igreja. Em um grupo de pessoas, no caso especial o da igreja, onde pessoas professam a mesma fé, também é um lugar aonde existem pensamentos divergentes.  Isso não quer dizer que sejam inimigos; podemos ter opiniões que não batem com as dos outros, sobre algum assunto ou tema, como o de uma pregação, sobre várias coisa, por exemplo; as atitudes das crianças na igreja, e outros, que dão  motivos à divergência  entre irmãos, mas isso é relevante, pessoas divergem, tem pensamentos desiguais, porque ninguém é igual fisicamente  e nem espiritualmente.
     O tratamento de Deus, para com seus filhos é igual. Deus trata a todos de forma igual, aos que concordam entre si e também aos que divergem. Mas existe um sistema para Deus administrar os relacionamentos bons e maus de seus filhos:
     Deus colocou seu filho Jesus em uma família humana, como homem natural Ele foi ensinado no oficio de carpinteiro, e dessa forma Jesus manipulava moveis e utensílios
de madeira; A madeira bruta antes de ser utilizada no uso doméstico, ela é , grosseira e áspera ; quando ela é colocada na mão de um hábil carpinteiro, ela toma a forma que ele deseja é tratada até ficar pronta para o uso, ele aplaina, lixa, tira suas farpas que a deixavam rude , para tornar-se um móvel bem trabalhado e bonito. Dessa mesma forma, Deus pega um filho cru e rude, e o aplaina o lixa, tira as farpas de sua vida antiga e com atitudes erradas, e como um hábil carpinteiro faz com a madeira, Deus usa a sua palavra para esculpir o crente até que ele  venha a ter a forma desejável e forma confiável que Deus deseja que o cristão tenha.
     Na minha caminhada de cristão já tive a oportunidade de conviver com vários tipos de pessoas dentro dessa família chamada igreja, com bons e maus comportamentos,
Mas continuam sendo meus irmãos!

                                           2

     O meio da Bíblia, fala para confiarmos mais no Senhor do que no homem.”salmo 118-8  É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.” Por que? Porque o centro da vontade de Deus é esse. O Senhor é o  nosso ponto central de referencia de confiança. Os homens tem a capacidade de se decepcionarem uns com os outros, minando a expectativa de confiança que é o assunto tratado nesse relato.
     A necessidade de confiar em Deus em todo o tempo, conflita o ser humano em seu entendimento, enquanto tivermos uma busca somente natural de confiança em Deus, não alcançaremos  o resultado esperado; é igual a confiança em homens, nesse caso, vai ser frustrante . A legitima busca na confiança no Senhor deve ser seguida de auxilio do Espírito Santo, pois, senão é impossível , pois somos fracos naturalmente, mas espiritualmente, estribados no Espírito Santo nos tornaremos fortes e capazes de confiar plenamente em Deus.

                                           3

     Confiança, força interior espiritual ou fé? O versículo 8 do salmos 118  nos classifica como pessoas  dependentes da intervenção humana em nossas vidas, o apoio de outros seres humanos para termos segurança; nossos pais, nossos irmãos, nossos amigos, nossos chefes, nossos lideres religiosos: todos  esses são criaturas, que tanto quanto nós, dependem de Deus, não tem poder algum para modificar situações de nossas vidas. Todos eles necessitam de confiança em Deus assim como nós, pois, o homem é incapaz de gerar tal confiança em outro homem, a não ser por manipulação enganosa.
     Existe um limite do se humano, de comprometimento com outro ser humano; vemos em uma máxima do mundo que diz. “ aonde apertam meus calos, é até ai que eu vou, depois disso, vai tu sozinho”
     Realmente o único que foi até o fim em um propósito  de se doar pelos outros, foi Jesus Cristo. Muitos já disseram que existiram ( mártires ) parecidos com Jesus, e citam exemplos. Concordo que algumas pessoas perderam a vida, para cumprir seus propósitos, mas esses homens e mulheres, tiveram suas vidas ceifadas, foram assassinados, perseguidos mas, nenhuma delas, pode-se dizer que cumpriam um objetivo já pré determinado em função de suas mortes, além disso, um porém; essas pessoas boas, com objetivos nobres, não se podiam avaliar-se sem pecados. E viraram mártires.
     Jesus, doou sua vida pela humanidade inteira, sem exclusão de etnia, religião, preferências políticas ou posições sociais. Com um detalhe a mais : sem pecado algum. Em quem você confiaria, em (mártires) humanos, ou em um Redentor? Por isso eu vejo que a cumplicidade de Deus com seus filhos, é maior de que a de qualquer ser humano.
     O caráter de Jesus, é irrepreensível, sua capacidade, de quando estava aqui como homem-Deus, no meio de nós de dar um testemunho imenso do caráter Deus Pai, foi perfeito. Desta forma eu vejo que a confiança, me colocando eu no lugar da humanidade,que devo me propor a ter, é profundamente e somente em Deus.

                                             4

     A palavra de Deus nos inspira a termos comunhão com os da fé.  “Gl.6-10  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.”
 a amarmos uns aos outros, assim como Jesus nos amou. “Jô 13-34  Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” É fato amados, que devemos fazer essas coisas, mas o assunto que tratamos aqui, é melhor confiar no Senhor que confiar em homens. Não é uma questão de não confiarmos no nosso irmão, e sim, de não nos decepcionarmos se o nosso irmão falhar conosco. Deus é fiel em cumprir suas promessas, o homem as vezes, não é fiel nem consigo mesmo!
     A medida em que agregamos à nossa vida, tempo na presença do Senhor, nos revestimos de um conhecimento maior de sua vontade, pela sua palavra, que nos capacita atermos um elemento gerador de confiança Nele, esse elemento se chama FÉ. Deus quer que nossa fé seja direcionada ao que Ele nos prometeu, e não a promessas humanas. O versículo 8 do nosso salmo de apoio, diz; é MELHOR, é mais prudente, confiarmos no Senhor, por que a nossa vida vindoura no céu  com Deus, depende de agradarmos a Ele aqui nessa vida. E para agradarmos a Deus, precisamos ter fé Nele. “Hb 11-6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Ora substitua a palavra FÉ pela palavra CONFIANÇA, e você entenderá o que estou dizendo.

                                            5
    
     Caminhada, escalada, busca, são palavras que podem ser definidas como tentativa de alcançar um objetivo. No caso em que estamos expondo, podemos chegar a uma conclusão: Alcançar  uma total confiança em Deus, e somente nele, exige um caminho a percorrer, somos as vezes como Tomé, que precisou tocar em Jesus para crer ser Ele mesmo. Como deixar de confiar naquela mãe que nos socorre quando estamos aflitos por algo que nos falta?
Como parar de pensar na nossa dispensa que está quase vazia, sem aflição? Como parar de confiarmos na força exclusiva de nossos braços para trazermos o sustento para nossa família? E  na hora de entregarmos nossos dízimos sem pesar a falta daqueles dez por cento para pagarmos alguma conta pendente? E assim vai, são episódios como estes, que retardam nossa plena confiança em Deus. “Mt. 6-26  Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”
     A confiança da qual eu falo, tem a ver com Mt.6-26, se Deus em sua palavra diz que para Ele nós temos mais valor que tudo neste mundo, eu creio que ao seu tempo, cada um de nós alcançaremos a essa esperada confiança, que o Senhor nos propõe a termos.
     O centro da bíblia, é apenas uma base em que eu tento levar você a pensar, desde já; se não foi no começo de minha caminhada na fé que consegui confiar em Deus, talvez possa ser no meio de minha caminhada, ou não? talvez seja um pouco mais pra frente em minha vida, mas busque, que em algum momento, um pequeno momento quando você se deparar, com a decepção no homem, você alcance a confiança naquele que nunca te decepcionará!
“Mt.7-11  Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem!”

Um comentário:

  1. Paz do Senhor!!

    Um abraço dos seus filhos Fernando e Morgana.

    Confiemos no Senhor, assim como o salmista: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." Salmos 23:1-3!!!

    "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos." Provérbios 16:1-3

    ResponderExcluir